03 a 07 de setembro de 2015

Av. Getúlio Vargas - Patos de Minas - MG

Música

OPERILDA NA ORQUESTRA AMAZÔNICA



Operilda na Orquestra Amazônica, é um espetáculo musical que conta a história da música erudita brasileira para crianças e jovens. Operilda, interpretada pela atriz e autora, Andréa Bassitt, é uma bruxinha engraçada e apaixonada pelo Brasil, tem que contar a história da música erudita brasileira para as crianças, em apenas uma hora! Se ela conseguir, vai ganhar uma orquestra completa. Para ajudá-la, Operilda ganha de sua tia uma camerata de seis eruditos, e Livrildo, um livro mágico.

Além da personagem Operilda, o espetáculo tem música ao vivo, com piano, contrabaixo, violino, clarineta, flauta, trombone e percussão. Recebeu o Prêmio APCA 2013 de Melhor Musical Infantil, o FEMSA / Categoria Especial pela Divulgação da Música Erudita e Folclórica e o 2º lugar nos Melhores do Ano do Guia da Folha. Estreou no CCBB SP, esteve em cartaz no Teatro Eva Herz - Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Av. Paulista, e também em uma curta temporada no teatro TUCARENA, além de ter sido apresentado em várias unidades do SESC e participar de projetos culturais como Circuito Cultural Paulista, Circuito Municipal, Fábricas de Cultura, Festival de Curitiba, entre outros. A peça já foi vista por mais de 30.000 pessoas e é considerada um sucesso de crítica e público por sua qualidade e originalidade.

O repertório apresenta: Alberto Nepomuceno, Padre José Maurício, Carlos Gomes, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Guerra-Peixe e Tom Jobim, e músicas de origens folclóricas, africanas e indígenas. O cenário (Marcos Lima) remete à Floresta Amazônica, com resoluções lúdicas e práticas. A direção é de Regina Galdino (Intimidade Indecente e As pontes de Madison). Direçao musical do maestro Miguel Briamonte.
Andréa Bassitt e Regina Galdino são conhecidas do público infantil e erudito pelo projeto Aprendiz de Maestro, na Sala São Paulo, do qual participaram durante anos 



O BERÇO
Folk e Rock, companheiros de longa data e autores de algumas das histórias mais belas já contadas pela música, se encontraram novamente no interior brasileiro. Tomaram banho de rio, sentiram a brisa de um fim de tarde, descascaram o fumo de rolo, e deram o primeiro trago ainda com gosto de café quente e queijo fresco na boca. Nasce assim “O Berço”, banda mineira, natural de Patos de Minas, formada no final de 2010. Da imersão do Sítio Zé Maria em Patos de Minas, nasceu o primeiro álbum intitulado “Alto do Vale”. Harmonizando uma mistura sonora peculiar, O Berço faz um resgate às origens de cada músico e suas referências, acrescentando pitadas do sertanejo e da música caipira brasileira ao rock e toda herança psicodélica que corre veia abaixo e acima. Trazendo também a raiz mineira como tempero e tricotando o cerrado com o sertão, o álbum de estréia conta com a participação especial de “Leoni” e teve a canção “Leoa” vencedora do Prêmio de Música das Minas Gerais em 2014. O Berço representa o folk mineiro e toda musicalidade que vivem nas Minas Gerais.


Banda Piêit
Durante a 5ª edição do Balaio de Arte e Cultura a banda Piêit irá realizar um show exclusivo, produzido pelo Alan Delay do estúdio DaumRec, comemorando um ano desde o lançamento do EP Demasiado. Será um show acessível para todas as idades com músicas carregadas de letras existencialistas e intimistas, cercadas por guitarras expressivas e linhas rítmicas criativas, bem como pelo carisma e característica voz de seu performático frontman.

A banda, que é conhecida por sempre convidar artistas para subirem ao palco nos shows, dessa vez não vai fazer diferente. Doze artistas, entre vocalistas e músicos, serão convidados para este show comemorativo. A união traz mais luz. ‘’É uma grande honra para nós termos essa oportunidade de proporcionar uma plataforma tão bacana para artistas que tanto admiramos e tanto nos marcou antes mesmo de pensar em ter uma banda’’, disse o vocalista Raphael Piêit.

Um dos destaques deste show será o lançamento do novo single ‘’Tudo que já foi e não é’’, em parceria com a cantora e compositora Lizandra que será convidada a fazer a primeira performance ao vivo do novo single da dupla, que é sempre vista junta nos palcos da vida e dividem uma amizade e cumplicidade mútua na arte. E pela primeira vez o vocalista Raphael Piêit vai dividir o palco com seu irmão Davi Faria, na canção I’m not crazy, que foi com quem dividiu os primeiros palcos da sua vida.

O show será dividido em cinco blocos: Up Hits (bloco com as músicas que mais ‘’bombam’’ nas redes sociais e que estão na boca do público que curte a banda), Intenso blues(bloco com músicas viscerais voltadas para tocar a alma, com participação especial do Vinícius Faria na música Paredes) , Suave romântico( bloco recheado de músicas calmas e harmoniosas onde várias cantoras reconhecidas na cidade serão convidadas para subir ao palco e cantar junto com a banda, sendo elas: Lizandra, Gláucia Nasser e Márcia Soares), Retomada Up (Bloco em que a banda irá homenagear seus ídolos como o cantor Milton Nascimento, a banda The Killers e a banda Radiohead. Contará com a participação do quarteto NosquatroNós e do músico, vocalista e compositor Wilmar Carvalho. Acontecerá também a execução ao vivo de uma nova música da banda composta pelo vocalista Raphael Piêit e seu amigo e primo Vítor Nasser, que também será convidado para fazer parte deste show) , e Explosivo (bloco de encerramento do show que contará com músicas animadas e repletas de rock and roll. Acontecerá também uma homenagem com a música Proibido dos Vandaluz , banda patense bastante reconhecida na região pelo seu ótimo trabalho realizado há não muito tempo atrás).

É com muita satisfação e uma imensa vontade de servir à sua cidade natal que a banda Piêit irá subir no palco do Balaio de Arte e Cultura. O show do dia 06 de setembro promete ser o show mais marcante desde o início da carreira da banda, que acaba de completar um ano de vida e está cada vez mais no gosto popular da região.

Geo Viola

João Geovânio Xavier, Geo Viola, nascido em Patos de Minas. Músico há mais de 30 anos, começou com forte influência musical no Heavy Metal, Rock, Pop e Mpb.
Participou de várias bandas de baile como violonista e guitarrista. Também atuou como músico de várias duplas sertanejas de Patos e região. Hoje, atua com música instrumental de viola em diversos estilos e ritmos musicais, divulgando a viola em outras vertentes.
Tem como referências: Renato Andrade, Roberto Correia, Bambico, Enúbio Queiroz, Marcus Biancardini, Tião Carreiro entre outros. Repertório variado, assim, agradando todos os gostos musicais, mas preservando a essência da viola.
 
 
Desenhado e planejado por PubliA Comunicação e Marketing