FORMAS DE
APOIAR AO
BALAIO

O que é Incentivo Cultural?

Trata-se de um instrumento complementar, que dinamiza e impulsiona o fazer cultural, ao envolver o conjunto da sociedade, as organizações não governamentais e a prática plena da cidadania.

As mais modernas empresas utilizam o patrocínio cultural para estreitar seu relacionamento com consumidores e clientes, conquistando sua confiança e credibilidade, por intermédio de atitudes que demonstram compromisso com a sociedade e contribuem para o desenvolvimento e o crescimento de sua região.

Cultura é um bom investimento?

Ao investir em cultura a empresa não só arregimenta positivamente aqueles segmentos de público de seu interesse, como também atinge, indiretamente e com força residual não verificada na mídia comum, diferentes nichos do público formador de opinião.

O mercado cultural possui interfaces com o turismo cultural, gastronomia típica, educação, área social, ciência e tecnologia, urbanismo, lazer, saúde, comunicação, artesanato e muitas outras áreas indispensáveis ao desenvolvimento humano, econômico e social.

LEI
ROUANET

Porque contribuir por meio das leis de incentivo

O investimento é, acima de tudo, um compromisso com a sociedade. Uma forma de destinar recursos para a própria região, em um projeto expressivo para a cultura e a arte.

Ao incentivar um projeto cultural a empresa está escolhendo uma nova forma de se comunicar, de ampliar e agregar valor à sua marca, de contribuir para o desenvolvimento da comunidade na qual está inserida e, ainda, de reforçar o seu compromisso com a cultura e o bem estar social.

Marketing Cultural

Comunicação com seus públicos de maneira diferenciada e elegante.

Fidelidade do público que se identifica com os projetos apoiados pela empresa.

Divulgação em peças gráficas e mídia do projeto incentivado, beneficiando as estratégias de publicidade da empresa.

Possibilidade de desenvolvimento de ações conjuntas com os projetos culturais dentro de um mix de comunicação empresarial, como montagem de stands nos eventos, distribuição de ingressos, dentre outros.

Marketing espontâneo.

Responsabilidade Social

Utilização dos recursos do ICMS e do IR para o desenvolvimento da própria comunidade. Oportunidade de contribuir com a comunidade na qual a empresa está inserida com a valorização da cultura e das artes como expressão e identidade de um povo. Auxílio direto a preservação de patrimônio local, gerando reconhecimento por parte da comunidade.

Compromisso assumido publicamente em prol de uma sociedade mais inclusiva culturalmente, por meio de incentivo a projetos que proporcionam estratégias criativas de acesso ao público e manifestações culturais diversas.

Custo benefício

Ao redirecionar suas verbas, antes destinadas apenas à publicidade tradicional, muitas empresas vêm demonstrando sua confiança no investimento em patrocínio cultural. Aliando gastos módicos, rápido retorno institucional, qualificação da imagem do produto ou serviço da empresa aos incentivos fiscais, a relação custo-benefício de uma transação envolvendo patrocínio cultural é imbatível.

Prospecções de patrocinadores

Em sua maioria, as prospecções realizadas consideraram dois pré-requisitos então fundamentais:

- A aprovação do projeto junto ao Pronac/Lei Rouanet, até então única confirmada;

- A conclusão dos contatos e busca de efetivação do patrocínio até o mês de dezembro, devido ao caráter de exercício fiscal da aprovação.

ICMS, COMO FUNCIONA?

Empresas que contribuem com o ICMS podem patrocinar projetos culturais, abatendo o valor investido no pagamento devido ao fisco.

O porte* da empresa aponta quanto ela pode investir de seu ICMS, garantindo seu abatimento:

Pequeno Porte: podem investir até 10% de seu ICMS anual.

Médio Porte: podem investir até 7% de seu ICMS anual.

Grande Porte: podem investir até 3% de seu ICMS anual.

O investimento em projetos pode ser feito em parcela única ou em várias parcelas, mas sempre dentro do mesmo exercício fiscal. Mas as empresas também devem contribuir com recursos próprios no projeto para gozar do benefício. Vamos dar um exemplo: a sua empresa deseja patrocinar o Balaio de Arte e Cultura com 100 mil reais e abater este valor no ICMS devido. Na prática, você não poderá abater todo esse investimento.

Se sua empresa for de pequeno porte, poderá abater 99% deste valor, logo, 1 mil reais será recurso próprio da sua empresa.

Se sua empresa for de médio porte, poderá abater 97% deste valor, logo, 3 mil reais serão recursos próprios da sua empresa.

Se sua empresa for de grande porte, poderá abater 95% deste valor, logo, 5 mil reais serão recursos próprios da sua empresa.

E assim sua empresa contribui com o desenvolvimento cultural de Patos de Minas.

* Referências aproximadas para o porte das empresas:

Pequeno Porte: Faturamento anual entre 2.4 milhões e 9.6 milhões

Médio Porte: Faturamento anual entre 9.6 milhões e 19.2 milhões

Grande Porte: Faturamento acima de 19.2 milhões

Confira os links abaixo:

14 a 18 DE AGOSTO

AV. GETÚLIO VARGAS

Criado por agência Crivo e produzido por Aqua Interativa