MÚSICA

Dentre as apresentações, destacamos os espetáculos orquestrais, os quais reunirão músicos de diferentes regiões do país. A Orquestra Filarmônica de Patos de Minas prepara seu novo concerto desde janeiro e, além de músicos locais, receberá instrumentistas de Uberlândia, Trancoso, São Paulo, Natal e Brasília. Com um concerto inédito, “Brasil, Meu Amor”, dedicado à valorização da música erudita e popular brasileira, a Orquestra se propõe a devolver o sentimento de pertencimento, de despertar e abrir portas nos diversos quintais da música brasileira, passando pelos movimentos mais expressivos da mesma. Mais de oitenta músicos ocuparão o palco neste dia. Nunca a Orquestra foi tão longe. Alguns dos convidados para este concerto são: Felipe Oliveira, spalla da Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo; Alex Queiroz, contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Brasília; Ezequiel Urbano, cellista de Uberlândia; e o Maestro Afonso Quianzala. A música tema da edição do Balaio de Arte e Cultura 2019, “Sinfonia do Brasil”, é uma composição de Regina Maria, com arranjos de Júnio César, e integra o repertório especialmente preparado para o Balaio.

Outro espetáculo que também promete encher os ouvidos do público pela qualidade musical e brasilidade é o da Orquestra de Câmara de Trancoso (BA), que se apresentará no dia 16 de agosto no Palco Espetáculo. Com repertório diversificado, o concerto “Cordas Preciosas” tem conquistado cada vez mais o público do país e do exterior, sendo aplaudido e admirado também por maestros e artistas que simpatizam logo de entrada com sua performance musical. Simplicidade, sensorialidade e precisão nos movimentos empregados no violino, contrabaixo, cellos e percussão levantam o público a cada concerto.

Ainda dentro da programação musical, o quarteto Nos4Nós retoma os quintais da MPB e se apresentará no dia 15 de agosto com o show “Elas Brasil”. Para enriquecer o espetáculo, o quarteto convidará ao palco do Balaio Hamilton Faria, Mateus Dias, Misael Rodrigues e Leonor Júnior.

A banda Pássaro Vivo, após o lançamento de seu primeiro disco, vem para o Balaio de Arte e Cultura apresentar o primeiro show da tour "Sobre Asas e Raízes", que percorrerá o Brasil em 2019 e 2020. O grupo traz para o público mais jovem a música regional popular e o rock psicodélico dos anos 1960 e 1970, incorporados a ritmos do cerrado mineiro, ao fogo da música nordestina e ao gingado da música nortenha brasileira. Com uma formação bastante eclética, essa mistura agrada e surpreende. Vale conferir!

14 a 18 DE AGOSTO

AV. GETÚLIO VARGAS

Criado por agência Crivo e produzido por Aqua Interativa