10 de NOVEMBRO A 06 DE DEZEMBRO
A edição do
Balaio 2020/21
acontecerá do
dia 10 de novembro
a 06 de dezembro

no formato online.
Balaio
Balaio 2020/21

2020 entra trazendo a pandemia para o Brasil. Pisamos em um território perigoso. O Mundo está em alerta e silencioso. O Mundo sinaliza o perigo no contato. O Mundo pede mudanças radicais.

A arte para. O Artista vai para a casa. Experimenta o silencio mais profundo.

A cultura para. Os Movimentos culturais tem o espaço da reclusão.

Todos estão perplexos!

O Balaio de Arte e Cultura perde espaço, mas comemora seus 10 anos.
Faz história. Realiza dois filmes. Um espetáculo de 10 anos e um filme história – Balaio 10 anos.

Retoma em 2021 os seus caminhos. Se adapta e segue aguardando, uma, duas, três diligencias do Governo.

Já se programa. Quer continuar tem em seu mais fiel patrocinador – A Terrena Agronegócios, e nas leis de incentivo, a ESPERANÇA. E realiza o edital de 2020, respeitando aqueles que lá apresentaram seus trabalhos e foram selecionados neste período, sem a presença do Público.

Foi assim. Um ano em que deixamos a praça e alcançamos o Mundo.

O Mundo virtual é a nossa praça por um ano. Aqui, faremos nascer a Nova Arte. Sentimos que ainda não será para este ano. É uma tarefa longa e promissora.

E a primeira necessidade a ser conquistada é a identidade do artista ir para seu lugar. O Artista precisa escolher ser artista. De alma, tempo e coração. Escolher, mesmo que isso lhe custe muito. Sem fazer essa escolha, sua arte mora em lugar muito pequeno. Sem a amplitude necessária a quem quer surpreender e colocar sentimento e flores no Mundo. Menos pandemia. Mais alegria.

As tradições precisam conquistar seu espaço e continuar imprimindo a cultura da região, do estado de Minas Gerais, do país chamado Brasil ao mundo.

O Balaio 2020-2021 aceitou o desafio. Haverá a arte tocando a esperança de muitos balaieiros. E a arte precisará retomar seu espaço de arte.

Os documentários, as lives trarão mais a impressão do que seja a poesia, do que seja uma exposição, as tradições, mas faltará o toque da presença festiva. O Sabor de seus sentidos. Mesmo assim decidimos avançar. Decidimos publicar e aprender para fazer melhor. Seja bem vindo ao Balaio 2020-2021 – nossa décima edição.