29 de maio a 15 de junho de 2014

Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento - Patos de Minas - MG

Documentários

Os Documentários e Oficinas do Balaio

No ano de 2013, apenas em sua terceira edição do Balaio, começamos a produzir vários documentários sobre os temas que propomos em nossas exposições e instalações.

Estes documentários são as nossas relíquias, a nossa herança, uma contribuição que queremos deixar para os que virão depois. Também fonte de pesquisa, descoberta de nossas origens, comportamentos, curiosidades, costumes, linguagem, percursos de nosso povo.

Muitos são os parceiros que se juntam a nós para a realização destes documentários. Desde patrocinadores, roteiristas, historiadores, empresas cinematográficas, cinegrafistas, diretores de fotografia, cenografistas, diretores de arte, maquiadores, produtores, atores, figurinistas, editores de cena, editores de textos, pesquisadores, fotógrafos, museólogos, e outros diversos profissionais.

No ano de 2013, em parceria com a Agência Crivo e as curadorias de história e literatura do Balaio, produzimos dois documentários. Um, sobre as Congadas e folias e outro, sobre os Escritores Patenses.

Em 2014, estamos produzindo cinco documentários: Janelas para Trinta, a Maquete Virtual de Patos de Minas nos anos trinta, Personalidades da época - 1930, Documentário das Câmaras Poéticas, e por último, Os  Quixotes do Cerrado - 2014. Todos em parceria do Balaio com a Crivo. O documentário Janelas para Trinta é um longa com roteiro de Rosa Maria e tem como parceiros a empresa cinematográfica Noturna, Crivo, NAC, GEPAC, Centro Universitário Sênior, Conservatório Municipal e as curadorias de história, fotografia, literatura, teatro, arquitetura e música do Balaio. Além destes documentários teremos também o do lançamento do livro: Vicente Nepomuceno - O Artista Maior - Cem Anos de Vida, de autoria de Marialda Cury.

Todos estes documentários serão exibidos no Balaio e após o evento, terão seus links para pesquisa e visualização nos respectivos segmentos artísticos no site.

Além disso, em 2014, o Balaio pretende ser mais interativo, provocador, de forma a cumprir sua função como instrumento de  educação, formação e transformação.  No decorrer do ano, várias oficinas de arte e tradições já aconteceram, tendo como público artistas, alunos de escolas municipais, estaduais, universitários, e pessoas afins.  

Também serão realizadas as oficinas: "Patos: das origens aos anos trinta", com a historiadora Rosa Maria; a palestra e oficina de Arte Moderna, com o artista plástico Eugenio Paccelli Horta. Ainda acontecerão em abril: palestras e oficinas sobre a História da Fotografia com a professora Carlén Fonseca e a oficina de Papéis Artesanais com Patrícia Figueiredo. Além disso, o Balaio trará: Master Class com a Professora Mirian Bastos da Universidade de Música da UEMG. 

Essa interação da arte e nossa história se repetirá nas dependências das multigalerias do Balaio com as oficinas de gastronomia, as câmaras poéticas, e instalações da Maquete Virtual e Janelas para trinta na sala azul da Casa do presidente Olegário Maciel, que será reproduzida dentro do evento.

Desenhado e planejado por PubliA Comunicação e Marketing