29 de maio a 15 de junho de 2014

Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento - Patos de Minas - MG

Editais de concurso

SALÃO MINEIRO DAS ARTES VISUAIS - BALAIO 2014

CONFIRA EDITAL E INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR.

Tema: A Realidade Solitária. 

             A solidão, a ausência o esvaziamento da experiência, a busca de sentido são temas centrais de nossa existência. Em todas as épocas experimentamos tais sentimentos. No entanto, nunca como na atualidade sentiu-se tanta solidão estando junto de outros. Tornou-se comum usufruir da companhia do que está distanciado e se excluir daquele que está ao lado.
              Essa espada suspensa do século, a solidão paira sob nossa existência tanto para medir o silencio como aquilo que o tempo ressoa e suas ausências. Manoel de Barros diria que distâncias somam a gente para menos e "absurdamente" Becket declara: devo falar agora  de mim?  Isso seria um passo na direção ao silêncio. Edward Hopper, artista gráfico e ilustrador americano, conhecido por suas misteriosas obras contemporâneas em retratar a realidade solitária foi um excelente representante do tema. 
             Muitas são as obras que discorrem sobre a solidão, essa imensa catedral que divide, separa e confunde, também inspira e provoca. Bons artistas sabem criar e dar ritmo à vida. Dançam conforme a oscilação do tema, animam os cantos solitários num silêncio demarcado por detalhes que imprimem e configuram a obra. Embalam as contradições até os últimos confins para então, criar a cena inédita, audível ou visível apenas a quem se propõe a tal ato. Provavelmente, em um lugar irrecuperável o herói enlouquecido com as ausências, busca vez por outra, " re-significar" o sentido de sua existência. 
              O tema do Balaio 2014 - Realidade Solitária - pretende exarcebar sua mostra nesse aspecto, para então, provocar uma reflexão da arte de Minas, um lugar rico em se representar nas cantigas de roda e nas rodas de conversa no alpendre ou em torno das mesas de refeições. Também nas grandes janelas à vista da rua onde o mundo passa. 

Regina Maria Faria Carvalho
Presidente do Conselho Curador do Balaio 2014

Desenhado e planejado por PubliA Comunicação e Marketing