29 de maio a 15 de junho de 2014

Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento - Patos de Minas - MG

Balaio Arte Cultura 2015

BALAIO DE ARTE E CULTURA

 

            Na Fenamilho 2011, um projeto inédito se destacou na Fundação Casa da Cultura do Milho: o 1º Balaio de Arte e Cultura de Patos de Minas. Uma programação extensa e um espaço surpreendente: dos grupos de Congado aos concertos de piano e violoncelo, das telas e esculturas ao tear e a palha. Coisa da terra, da gente mineira.

            A ideia do Balaio surgiu a partir da iniciativa da psicóloga e escritora, Regina Maria de Faria Carvalho, do ex-presidente da Fundação Casa da Cultura do Milho, Cláudio Nasser de Carvalho, e do professor de Língua Portuguesa, Alexandre Pereira Magalhães, que, em conversas informais com apaixonados pela arte genuína, perceberam a necessidade de criar um espaço para dar visibilidade à arte e à cultura de Patos de Minas, dentro da Festa Nacional do Milho. Essa iniciativa veio para dar voz de vez para todas as vertentes artísticas e culturais e, com isso, resgatar a memória cultural.

            Da proposta simples veio a possibilidade de expandir: a mostra de dez dias feitas num barracão de gado reorganizado para o evento ganhou ares de espetáculo, migrando de debates e palestras a shows de dança, música e teatro, literatura, artes plásticas e visuais, artesanato e folclore, num ambiente harmônico que chamou atenção do público da Fenamilho.

              Em 2014, 4° edição do evento, o Balaio ampliou suas fronteiras. Entre os dias 29 de maio e 15 de junho, mais de 40 mil pessoas compareceram nas 138 apresentações das diversas manifestações culturais e artísticas. Foram 1819 artistas empenhados em emocionar o público.

            Os preparativos para a edição de 2015 já começaram. O Balaio não acontecerá mais durante a programação da Festa Nacional do Milho, mas, continuará recebendo o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas em outro ambiente: a Avenida Getúlio Vargas. O evento está marcado para acontecer entre os dias 28 de agosto a 7 de setembro, com um elevado nível de apresentações e exposições organizadas pelo Conselho Curador.

            A mostra também receberá o apoio da Prefeitura de Patos de Minas, Câmara dos Vereadores, instituições patenses e empresas que viram no Balaio um grande potencial para elevar a cultura na região. Tudo está sendo preparado com empenho para que seja um grande espetáculo! Os organizadores almejam ousar e expandir, trazendo interatividade e promovendo arte.

Fonte: Assessoria de Comunicação Balaio Arte Cultura

Foto: Ana Paula Rocha - Site Noticías das Gerais

Desenhado e planejado por PubliA Comunicação e Marketing