29 de maio a 15 de junho de 2014

Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento - Patos de Minas - MG

Janelas para 30

            Arte e História. Estas duas dimensões se entrelaçam em “Janelas para 30”, obra audiovisual de significação histórica, exibida em forma de vídeo-instalação, apresentada pelo Balaio de Arte e Cultura nesta edição de 2014.

            Através das janelas da sala azul da Casa de Olegário Maciel, sede do Museu da Cidade de Patos de Minas e um dos seus mais importantes lugares de memória, os visitantes do Balaio poderão observar parte do cotidiano da cidade nos idos da década de 1930.  Sujeitos históricos, nomeados e anônimos, viverão suas vidas, suas lutas e seus amores, num período marcado pela disputa e pelos rastros das revoluções. Entre 1930 e 1937, os expectadores poderão acompanhar não apenas o embate entre “Borges e Maciéis”, mas, também, o correr sofrido dos habitantes humildes da Várzea.

            A produção de Janelas para 30 é fruto da união entre parceiros. Na somatória institucional dos esforços estão: o Balaio de Arte e Cultura, a Cinematográfica Noturna e a CRIVO, Agência Experimental de Publicidade e Propaganda do UNIPAM. Dentre as mãos que se entrelaçam para a composição da obra, encontramos: Rosa Maria Ferreira (pesquisa histórica e roteiro); Leandro Texera (Direção de Fotografia); Pedro Henrique Ferreira (Direção de Produção); Rodrigo Caixeta (Direção de Arte). E, conduzindo a batuta que rege os esforços e assinando a obra de arte está a mão sensível do Diretor Flávio Citton.  

            Através de Janelas para 30, a quarta edição do Balaio de Arte e Cultura deseja a todos os visitantes uma excelente viagem ao passado de Patos de Minas!  

Rosa Maria Ferreira da Silva

 

Desenhado e planejado por PubliA Comunicação e Marketing